Jogadores revelados pelo Vasco que fizeram carreira na Europa

Jogadores revelados pelo Vasco na Europa fazem parte de uma longa tradição do clube como um dos maiores celeiros de talentos do futebol brasileiro. Ao longo das décadas, São Januário revelou jogadores que ultrapassaram fronteiras e construíram carreiras relevantes no futebol europeu, atuando em ligas de alto nível e grandes clubes do continente.

Nesta lista, reunimos jogadores revelados pelo Vasco que tiveram destaque ou trajetória sólida na Europa, reforçando a importância da base cruzmaltina no cenário mundial.

Philippe Coutinho

Philippe Coutinho é o cria da colina de maior exemplo recente da força da base forte vascaína. Revelado em São Januário, foi vendido ainda jovem para a Inter de Milão, antes de atingir seu auge no Liverpool, onde se consolidou como um dos principais meio-campistas da Premier League e do Mundo.

Posteriormente, atuou por Barcelona, Bayern de Munique e retornou à Inglaterra, mantendo uma carreira de alto nível no futebol europeu.

Dono de uma chapada inconfundível, Coutinho enfileirou títulos e golaços jogando no velho continente. Confira alguns títulos:

Internazionale

  • Supercopa da Itália: 2010
  • Copa da Itália: 2010–2011

Barcelona

  • La Liga: 2017–18 e 2018–2019
  • Copa do Rei: 2017–2018
  • Supercopa da Espanha: 2018

Bayern de Munique

  • Bundesliga: 2019–2020
  • Copa da Alemanha: 2019–2020
  • Liga dos Campeões da UEFA: 2019–2020

Douglas Luiz

Formado nas categorias de base do Vasco, Douglas Luiz deixou o clube muito jovem e construiu uma trajetória consistente na Europa. Após passagem inicial pelo Manchester City, onde não chegou a atuar pelo clube inglês, se firmou como titular absoluto do Aston Villa, na Premier League.

Reconhecido pela regularidade, força física e qualidade na saída de bola, tornou-se um dos volantes brasileiros mais respeitados do futebol inglês.

Alex Teixeira

Outro cria da colina, Alex Teixeira construiu sua principal trajetória europeia no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

No clube ucraniano, Alex Teixeira se tornou um dos maiores artilheiros brasileiros da história do Shakhtar, disputou competições europeias e teve papel decisivo em campanhas nacionais e continentais.

Alex Teixeira fez 89 gols pelo Shakhtar Donetsk e foi multicampeão por lá.

Shakhtar Donetsk

  • Campeonato Ucraniano: 2009–10, 2010–11, 2011–12, 2012–13 e 2013–14
  • Supercopa da Ucrânia: 2010, 2012 e 2013
  • Copa da Ucrânia: 2010–2011, 2011–2012 e 2012–2013

Allan Marques Loureiro

Revelado em São Januário e campeão da Copa do Brasil pelo Vasco em 2011, Allan Marques Loureiro fez praticamente toda sua carreira na Europa. O volante atuou por clubes importantes da Itália, como Udinese e Napoli, além de passagem pela Premier League, defendendo o Everton.

Conhecido pela intensidade e leitura tática, Allan construiu uma carreira sólida e longeva no futebol europeu, foi campeão da Copa da Itália pelo Napoli em 2019, atualmente joga pelo Botafogo.

Andrey Santos

Cria de São Januário, Andrey Santos é um dos nomes mais recentes a representar a força da base cruzmaltina no exterior. Capitão ainda muito jovem no Vasco, foi negociado com o Chelsea.

Na Europa, passou por empréstimos ao Nottingham Forest e ao Strasbourg, acumulando experiência em ligas importantes e mantendo-se como um dos volantes brasileiros mais promissores da nova geração.

A tradição da base do Vasco na Europa

Os exemplos acima reforçam que o Vasco da Gama não apenas revela jogadores, mas prepara atletas capazes de competir em alto nível no futebol europeu. Ao longo da história, São Januário segue sendo ponto de partida para carreiras internacionais de sucesso.

Essa tradição mantém o clube como referência na formação de talentos e fortalece sua identidade no cenário mundial.

Rayan e a venda recente para o futebol inglês

Além dos nomes que já fizeram carreira consolidada na Europa, a base do Vasco segue gerando ativos valorizados no mercado internacional. Um exemplo recente é o atacante Rayan.

Revelado em São Januário e tratado como uma das grandes promessas da nova geração, Rayan foi negociado com o AFC Bournemouth, da Inglaterra. A transferência reforça o interesse constante de clubes da Premier League em jogadores formados no Vasco.

Mesmo jovem, Rayan já chamava atenção pela força física, explosão e potencial de desenvolvimento — características muito valorizadas no futebol inglês. A venda também evidencia o papel do Vasco como formador de talentos e fonte de receitas estratégicas, mantendo viva a tradição de exportar jogadores para a Europa.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopeshttps://vasconautas.com.br
Vascaíno desde 1992, herdei do meu pai a paixão pelo Vasco da Gama. Criei o Vasconautas para compartilhar conhecimento, histórias e informações sobre a instituição, levando conteúdo feito de torcedor para torcedor, com responsabilidade e respeito à história do Vasco.

JOGOS RECENTES DO VASCO

ÚLTIMO JOGO
Qua, 11/02 21:30 Brasileirão
Vasco
0 x 1
Bahia
Vasco x Bahia
São Januário

PRÓXIMO JOGO
Sáb, 14/02 21:30 Carioca
Vasco
x
Volta Redonda
Vasco x Volta Redonda
São Januário

ENQUETE

Você demitiria o técnico Fernando Diniz?

GUIA DO TORCEDOR

Atalhos rápidos pra conhecer a história, o estádio, os ídolos e as conquistas do Vasco.

Ver guia completo →

VOCÊ SABIA?

Curiosidades rápidas sobre a história, símbolos e momentos marcantes do Vasco.

Ver mais →

Posts Relacionados